Princípios pedagógicos das Sete Artes Liberais
Preparamos essa oferta especial para você, com desconto de 50% no período de quarentena!
R$499,90 R$249,90
Fora de estoque
Descrição
Sobre o Curso
As Sete Artes Liberais nos servem como lentes para interpretarmos a realidade que nos cerca. A partir delas podemos estabelecer princípios pedagógicos eficazes para o ensino e aprendizagem. A partir de tal pedagogia unida a tradição literária do Ocidente, fornecemos ao estudante as ferramentas da educação. O objetivo deste Curso é entender o que são as Sete Artes Liberais e como elas nos fornecem um complexo e completo sistema pedagógico para o ensino clássico.
Objetivo específico
- Compreender os significados de “Artes” e de “Liberais”;
- Construir uma definição clara do que é Educação Cristã Clássica;
- Identificar qual é a antropologia filosófica utilizada pela Educação Clássica;
- Conhecer os 10 princípios pedagógicos das Sete Artes Liberais;
- Entender os conceitos transcendentes de bom, belo e verdadeiro;
- Construir um currículo a partir da perspectiva clássica.
Conteúdo programático
- O que são as 7 artes liberais?
- O que significa liberal?
- Trivium
- Quadrivium
- Educação e Cosmovisão
- Antropologia Filosófica
- Homem: Um ser litúrgico
- Educação e Filosofia Moral
- O que é Educação Cristã Clássica?
- Modelos de Educação Cristã Clássica
- Os princípios pedagógicos da Educação Cristã Clássica
- Festina Lente
- Multum Non Multa
- Repetitio Mater Memoriae
- Cantos, Músicas, Corinhos
- Maravilhamento e Curiosidade
- Educação Virtuosa
- Educação Holística
- Scholé e Contemplação
- Docendo Discimus
- Optimus Magister Liber Bonus Est
- O Professor como Mestre
- O Belo, O Verdadeiro e O Bom
- Currículo
Sobre o Professor
João Marcos Paladino Coelho
Cristão, membro da Igreja Batista Betel de Mesquita. Fundador do Frônesis Christian School e professor de História, História da Arte e Retórica. Trabalhou por dois anos em um projeto de pesquisa chamado “Arte e Devoção”, coordenado pela Profª Drª Maria Beatriz de Mello e Souza, no Insituto de História – UFRJ. O projeto era de catalogação de artes cristãs vindas para o Rio de Janeiro com trasmutação da corte real portuguesa para o Brasil. Pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, fez cursos em Retórica e Língua Portuguesa. Atualmente, estuda B.A. in Christian Classical Education na Whitefield College, Flórida.